A Activision decidiu sepultar a série Guitar Hero, ao menos temporariamente. Queda nas vendas, mercado saturado, acessórios de plástico que não cabiam mais no planeta Terra e modelo de negócios insustentável são alguns dos fatores mais comuns nessa dicussão sobre os motivos do cancelamento da série. Alguns de nós continuam jogando Rock Band, outros já preparam a migração das notas redondas para as notas quadradas e mais alguns se convencem de que os jogos musicais já perderam a graça. Em qual grupo você está?
Antes, vamos dar uma olhada na opinião de analistas, guitarristas e profissionais da indústria sobre as razões da morte da série que deu significado às guitarrinhas de plástico.
“Para recapitular: em 2009, a Activision lançou cinco games Guitar Hero. Cinco. Em apenas um ano.” – Luke Plunkett, Kotaku US.
“Alguns dizem que essa ‘falência’ era inevitável, mas eu discordo totalmente. Falta de foco e de inovação foram os motivos que transformaram o gênero nessa bagunça, e você vai precisar de um ‘superávit’ para salvá-lo.” – Dave Rudden, Gamepro.
“Era inevitável. As vendas caíram depois do sucesso de Guitar Hero 3. Acabou fcando muito caro produzir os jogos.” – Slash, guitarrista e estrela de Guitar Hero 3, em entrevista ao L.A Weekly.
“Nunca vamos dizer nunca, mas nos últimos dois anos vimos quedas rápidas no gênero de jogos musicais e, infelizmente, com a demanda atual, não somos mais capazes de obter lucro com esses jogos diante dos custos de produção e licenciamento.” – Activision, em comunicado ao Computer and Videogames.
“Depois de ter comprado o kit completo, por exemplo, os jogadores não sentiam necessidade de fazer o upgrade, já que a versão que eles tinham dava conta do recado. Se você comprou um jogo, você ainda tinha de 60 a 80 músicas para tentar dominar, e poucos completavam todas elas.” – Michael Pachter, analista, em entrevista ao Eurogamer.
“Assim como na maioria dos produtos de entretenimento, os consumidores tendem a enjoar rapidamente. É o motivo pelo qual a maioria dos filmes bem sucedidos raramente passa do terceiro episódio.” – Jesse Divnich, analista, em entrevista ao Eurogamer.
“Guitar Hero, DJ Hero e Rock Band continuaram sendo produtos excelentes, não houve queda na qualidade ao longo do tempo. Mas os jogadores começaram a perder o interesse e a buscar outros jogos de música, como Just Dance – um jogo que não tem o alto custo de Guitar Hero e seus acessórios.” – Chris Dring, editor do MCV em entrevista ao Game Theory Online.
“Quando a unidade de negócios Guitar Hero foi criada, a Activision contratou Dan Rozenzweig, do Yahoo. Fiquei empolgado com isso, porque a decisão mostrava que a empresa estava procurando por alguém que entendesse de serviços, e não de produtos, para comandar uma divisão que teria lucro com distribuição digital de música. [...] Mas Dan saiu depois de um ano.” – Nicholas Lovell, analista, em entrevista ao MCV.
“A série teve uma grande trajetória, mas também teve uma queda muito grande, e a demanda simplesmente não existe mais. Esse dinheiro [da Activision] pode ser investido em produtos que vão dar maior retorno. Eu não discordo dessa decisão.” – Eric Handler, analista, em entrevista ao Gamasutra.
Fonte: Game Vicio
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