Série Driver tenta voltar as suas raízes em Driver San Francisco



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“Driver 2”, lançado há uma década, foi um dos games mais marcantes do bom e velho PSOne. Quem quisesse apresentar o poderio do console a algum amigo pouco entendido, podia muito bem começar por ele. A experiência já era especial na hora de ligar o videogame: o jogo vinha com dois CDs e sempre arrancava pensamentos do tipo “Nossa, que jogão... Dois discos!”.

O exibido proprietário aliciador de novos gamers viciados mostrava a qualidade de som, imagem, argumentava sobre a direção realista e se orgulhava de cutscenes tão detalhadas e bonitas. Mas o ponto alto de todo o “exibimento” era quando, em meio a uma missão, com o carro quase incendiando, o dono do controle descia, escolhia outro e continuava a viagem.

A resposta era sempre indicativa de uma estupefata sensação de que os jogos haviam evoluído muito em comparação ao que se via no SNES e no Mega Driver. Assim, a série arrebatou uma legião de fãs e preparou milhões de gamers para um gênero que ainda estava por vir.

Agora, prestes a lançar “Driver San Francisco”, o objetivo da Reflections, sob os domínios da Ubisoft, é muito maior do que tentar reavivar uma série. Trata-se de reencontrar a própria identidade através de uma fórmula que deu muito certo há duas gerações. Em 1999, quando o primeiro “Driver” foi lançado, venceu o Game Critics Awards, da E3, de melhor jogo de corrida. E é com essa fama que ele deve renascer agora.

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Tanner, o detetive durão que usa carros ao invés de metralhadoras, está de volta. Além dele, Jericho, arquiinimigo desde “Driver 2”, também marca presença e é o centro da trama de San Francisco.

A história se passa poucos meses após o tiroteio em Istambul, no fim de Driv3r (2003). Jericho é preso e Tanner entra em um coma profundo. Assim que seu algoz consegue escapar, ele percebe ter adquirido a habilidade de transferir sua consciência para o corpo de qualquer pessoa, o que lhe permite pilotar carros aleatórios que passeiam por “San Francisco”.

O intuito é tornar as perseguições ainda mais frenéticas, não tirando o jogador do banco do motorista. E apesar do jeito “pai-de-santo” de resolver as coisas parecer meio estranho, ele é apenas uma desculpa para tornar a ação mais intensa e aterrorizar os bandidos atrás de um volante, e não com uma arma na mão.

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A habilidade de se teletransportar para o corpo de outras pessoas foi batizada de “Shift”. Para não perder a graça e deixar tudo fácil demais, o “Shift” não pode ser utilizado de maneira abusiva, precisando ser “carregado” de acordo com o número de manobras que você faz durante as perseguições.

Basta um comando no controle para congelar a imagem e levar a câmera a um nível acima da rua. Subindo, passa-se por ângulos semelhantes ao cinematic, de “GTA”, até chegar a uma versão mais bem acabada do Google Earth.

Com a câmera elevada, o jogador seleciona os carros próximos até escolher o que mais lhe agrada ou que se encaixa na estratégia escolhida para a perseguição. É possível selecionar carros posicionados na direção contrária e tentar uma abordagem mais, digamos, radical. Enquanto em alguns pontos “Driver San Francisco” tira elementos que estavam sobrando, em outros ele adiciona.

Pela primeira vez um game da série traz opção multiplayer e logo de cara tem nove modalidades diferentes. Outra novidade é a presença de mais de 120 carros licenciados. Ford, Alfa Romeo, Dodge, Aston Martin e McLaren são algumas das montadoras que garantiram presença.

Quanto ao cenário, a Reflections garante que apesar de a história se passar em apenas uma cidade, a área explorável será maior do que Liberty City, de “GTA IV”, contando com cerca de 340km de estradas para o jogador “incorporar” livremente em quem atravessar o seu caminho. Pelo visto, apesar de toda a determinação em voltar às raízes dos clássicos do PSOne, “Driver San Francisco” está prestes a inaugurar um novo gênero: jogo de corrida espírita...

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