A Abobe disponibilizou uma ferramenta, chamada Wallaby, para converter ficheiros Flash (.FLA) para HTML5. Ainda se trata de uma versão “preview” (ante-visão) sem suporte para várias funcionalidades do Flash, tais como ActionScript, audio e vídeo. De qualquer forma é interessante de experimentar para todos os que têm conteúdos produzidos em Flash que desejam tornar acessíveis através de dispositivos como os iPhone e iPad da Apple, que não suportam a tecnologia da Adobe. Salienta-se porém que, até pela falta de maturidade da ferramenta, é provável que o HTML5 exportado ainda tenha de ser trabalhado manualmente (a não ser que sejam coisas muito simples).
Esta ferramenta é a mais recente aposta da Adobe para evitar que o seu Flash, e respectivas ferramentas de produção, se tornem irrelevantes face ao advento do HTML5, que permite animações e outras funcionalidades anteriormente implementadas na web sobretudo através do Flash, assim como à teimosia de Steve Jobs em não colocar suporte ao Flash nos seus dispositivos móveis com sistema operativo iOS. A Apple aposta antes no HTML5, optimizando o browser Safari para ele. Até na plataforma de anúncios iAds a Apple proíbe o Flash, mas aceita HTML5.
Já anteriormente a Adobe tinha lançado o Flash Packager, capaz de converter conteúdos Flash em aplicações para o iOS. Inicialmente, a Apple abriu um conflito com a Adobe ao proibir que as aplicações para iOS fossem desenvolvidas com ferramentas de terceiros, mas acabou por voltar atrás após a Adobe a acusar de práticas anti-concorrenciais.
fonte:
http://www.pcmanias.com/adobe-lanca-conversor-de-flash-para-html5/
0 comentários:
Postar um comentário