A
Microsoft lançou o seu XBOX original em 2001. A imprensa na época,
recebeu as especificações técnicas deste console como sendo hardware
da AMD na noite anterior ao lançamento. Mas na manhã do lançamento, era
a Intel que estava presente no console. A Nvidia sempre teve
preferência para a parte gráfica do XBOX, mas de última hora foi
escolhido que o Pentium seria o CPU, o que causou muita confusão.
Ficaram famosas as reclamações da Intel de que não conseguia margem de lucro alguma nos CPUs que vendia para a Microsoft e estava tendo que considerar o projeto todo como caso de puro marketing e fortalecimento da marca, pois eram as únicas vantagens que podia tirar disso. Houve também muitos atritos entre a Nvidia e a Microsoft durante o projeto. O mais famoso foi quando, praticamente no final do projeto, a Microsoft pediu para a nvidia listar todos os problemas que teve com o hardware e como ela fez para consertá-los, o que a nvidia prontamente recusou a fornecer, alegando que isso era propriedade intelectual da nvidia e não poderia ser dividido com "gente de fora".
Devido a estas péssimas experiências, a Microsoft resolveu ignorar a Intel na escolha do CPU para o XBOX 360 e escolheu um processador triple-core da IBM chamado Xenon, que é produzido pela GlobalFoundries. Originalmente em 90nm, agora é desenvolvido em 45nm.
Na parte gráfica, tanto a Sony como a Microsoft foram muito mais exigentes do que tinham sido com o PS2 e o XBOX. Enquanto a Nvidia forneceu para a Sony um chip similar ao presente na Geforce 7600GT, com gráficos em DX9, e performance parecida com a da Geforce GT220 de hoje, a Microsoft recebeu da ATi um derivado do R600 chamado Xenos, com performance próxima a da Radeon 1900, mas pronto para o DX10. As duas escolhas aparentemente foram boas e as vendas dos dois consoles estão satisfatórias.
O ponto de partida dessa história é o XBOX360 "S". Aparentemente ele é a mesma coisa dos outros. Mas agora, o CPU e o GPU estão integrados no mesmo chip, fornecido pela GlobalFoundries. O ultimo golpe contra a intel em escolher a AMD para o novo console seria um conflito de "controle" que a Intel tem com a Microsoft. Outrora chamada de WinTel, agora existem rivalidades claras entre a Microsoft e a Intel.
Para a Intel, o grande problema é o DirectX. Não há dúvidas de que o uso pela Microsoft de uma API como o DirectX para controlar a interface entre o hardware complexo e o sistema operacional sempre foi sinônimo de estabilidade para todos, além de ter divertido bastante vários desenvolvedores de drivers ao redor do mundo. Mas, a pergunta aqui é: O DirectX ainda é necessário? É possível se conceber um mundo onde a Intel oferece computação em escala Tera para as massas por preços muito, muito baixos e todos os programas são escritos e executados em x86 puro? O ex-executivo da Intel, Pat "Kicking" Gelsinger, disse exatamente isso quando foi entrevistado em 2007. "Todo o seu computador agora nos pertence.", foi basicamente o que entendemos dessa entrevista.
As grandes vantagens que a Radeon e a Geforce sempre terão sobre a Intel serão os drivers. As melhores equipes de desenvolvimento de drivers já trabalham para Nvidia e AMD, e tudo que a intel faz é correr atrás do prejuízo, e isso é algo que ela não gosta de fazer. Mas o modelo de desenvolvimento de negócios te dá outra opção: Se você não pode se adaptar a um determinado ambiente de mercado, mude-o. E é isso que se livrar do DirectX iria fazer. Logicamente, temos certeza que a Microsoft não iria gostar nem um pouco de ver sua maravilhosa API que obriga todos a ficarem presos ao Windows se quiserem jogar os melhores jogos desaparecer, e daí vem toda a confusão.
Então escolher a Intel para o XBOX 720 é obviamente um claro "não" para a Microsoft e a experiência que ela teve com a nvidia foi muito pouco interessante. Ao mesmo tempo, a Microsoft tem um único chip, o "Fusion" no XBOX360, sendo provido pela GlobalFoundries, e está tudo indo muito bem.
Fusion do Xbox 360 "S"
Então, como em time que está ganhando não se mexe, continuar com a AMD para o próximo console é basicamente certo. Os designs iniciais do Fusion estão indo muito bem, mas o potencial total do chip não será atingido até o fim do ano que vem. Baseado nos comentários de pessoas como Chekib Arkrout, gerente geral de produtos da AMD, de todos os designs feitos até agora para o XBOX 720, o que será usado provavelmente será o AMD Krishna. Esse chip será produzido pela GlobalFoundries, em 28nm, no processo "high-k gate first" (processo este originalmente introduzido pelos co-inventores Toshiba, IBM e, ironicamente, Sony). O único problema real que o XBOX360 teve foi o barulho/calor gerado, que deve ser rapidamente resolvido pelo AMD Krishna.
Pelo andar das coisas, é esperado que o XBOX720 seja lançado no fim de 2012, provido que não haja nenhum problema no processo de fabricação da GlobalFoundries.
Ficaram famosas as reclamações da Intel de que não conseguia margem de lucro alguma nos CPUs que vendia para a Microsoft e estava tendo que considerar o projeto todo como caso de puro marketing e fortalecimento da marca, pois eram as únicas vantagens que podia tirar disso. Houve também muitos atritos entre a Nvidia e a Microsoft durante o projeto. O mais famoso foi quando, praticamente no final do projeto, a Microsoft pediu para a nvidia listar todos os problemas que teve com o hardware e como ela fez para consertá-los, o que a nvidia prontamente recusou a fornecer, alegando que isso era propriedade intelectual da nvidia e não poderia ser dividido com "gente de fora".
Devido a estas péssimas experiências, a Microsoft resolveu ignorar a Intel na escolha do CPU para o XBOX 360 e escolheu um processador triple-core da IBM chamado Xenon, que é produzido pela GlobalFoundries. Originalmente em 90nm, agora é desenvolvido em 45nm.
Na parte gráfica, tanto a Sony como a Microsoft foram muito mais exigentes do que tinham sido com o PS2 e o XBOX. Enquanto a Nvidia forneceu para a Sony um chip similar ao presente na Geforce 7600GT, com gráficos em DX9, e performance parecida com a da Geforce GT220 de hoje, a Microsoft recebeu da ATi um derivado do R600 chamado Xenos, com performance próxima a da Radeon 1900, mas pronto para o DX10. As duas escolhas aparentemente foram boas e as vendas dos dois consoles estão satisfatórias.
O ponto de partida dessa história é o XBOX360 "S". Aparentemente ele é a mesma coisa dos outros. Mas agora, o CPU e o GPU estão integrados no mesmo chip, fornecido pela GlobalFoundries. O ultimo golpe contra a intel em escolher a AMD para o novo console seria um conflito de "controle" que a Intel tem com a Microsoft. Outrora chamada de WinTel, agora existem rivalidades claras entre a Microsoft e a Intel.
Para a Intel, o grande problema é o DirectX. Não há dúvidas de que o uso pela Microsoft de uma API como o DirectX para controlar a interface entre o hardware complexo e o sistema operacional sempre foi sinônimo de estabilidade para todos, além de ter divertido bastante vários desenvolvedores de drivers ao redor do mundo. Mas, a pergunta aqui é: O DirectX ainda é necessário? É possível se conceber um mundo onde a Intel oferece computação em escala Tera para as massas por preços muito, muito baixos e todos os programas são escritos e executados em x86 puro? O ex-executivo da Intel, Pat "Kicking" Gelsinger, disse exatamente isso quando foi entrevistado em 2007. "Todo o seu computador agora nos pertence.", foi basicamente o que entendemos dessa entrevista.
As grandes vantagens que a Radeon e a Geforce sempre terão sobre a Intel serão os drivers. As melhores equipes de desenvolvimento de drivers já trabalham para Nvidia e AMD, e tudo que a intel faz é correr atrás do prejuízo, e isso é algo que ela não gosta de fazer. Mas o modelo de desenvolvimento de negócios te dá outra opção: Se você não pode se adaptar a um determinado ambiente de mercado, mude-o. E é isso que se livrar do DirectX iria fazer. Logicamente, temos certeza que a Microsoft não iria gostar nem um pouco de ver sua maravilhosa API que obriga todos a ficarem presos ao Windows se quiserem jogar os melhores jogos desaparecer, e daí vem toda a confusão.
Então escolher a Intel para o XBOX 720 é obviamente um claro "não" para a Microsoft e a experiência que ela teve com a nvidia foi muito pouco interessante. Ao mesmo tempo, a Microsoft tem um único chip, o "Fusion" no XBOX360, sendo provido pela GlobalFoundries, e está tudo indo muito bem.
Fusion do Xbox 360 "S"
Então, como em time que está ganhando não se mexe, continuar com a AMD para o próximo console é basicamente certo. Os designs iniciais do Fusion estão indo muito bem, mas o potencial total do chip não será atingido até o fim do ano que vem. Baseado nos comentários de pessoas como Chekib Arkrout, gerente geral de produtos da AMD, de todos os designs feitos até agora para o XBOX 720, o que será usado provavelmente será o AMD Krishna. Esse chip será produzido pela GlobalFoundries, em 28nm, no processo "high-k gate first" (processo este originalmente introduzido pelos co-inventores Toshiba, IBM e, ironicamente, Sony). O único problema real que o XBOX360 teve foi o barulho/calor gerado, que deve ser rapidamente resolvido pelo AMD Krishna.
Pelo andar das coisas, é esperado que o XBOX720 seja lançado no fim de 2012, provido que não haja nenhum problema no processo de fabricação da GlobalFoundries.
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