Em primeiro lugar,você sabe o que é RPG?
O RPG (role-playing game,traduzido como "jogo de interpretação de personagens") é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.
Agora que você sabe um pouco do que é RPG,como seria jogar RPG narrativo pelo celular?
Hoje temos operadoras que oferecem promoções onde o cliente (ao fazer certa quantia de recarga) tem SMS ilimitados do seu celular para outro da mesma operadora. Com essa promoção se abriu mais uma forma de jogar RPG. Essa nova forma de jogo não se compara aos jogos que rola em mesas onde os jogadores podem usufruir da fala para poder se expressar de uma forma mais ampla, na verdade esse sistema é um MiniRPG, pode não ser um jogo que muitos apreciem por ter uma forma menor de se expressar, mas quebra um galho na hora de se distrair. É um bom entretenimento para quem gosta de celulares e quer ver neles uma forma a mais de se divertir.
Vamos então para o sistema:
Primeiramente veja se sua operadora oferece alguma vantagem em SMS’s ilimitados para que você e os jogadores não paguem absurdos ao mandar um monte de mensagens.
Depois de decidido quem será o narrador e quem será os jogadores, decidam junto o que vão jogar. O narrador em especifico precisará de um celular que ao receber mensagens mostre os segundos de quando a ela chegou. Esses segundos é que vão ser os “dados” que decidiram muitas vezes o rumo da história.
Começando: A ficha do personagem não existe, lembrando que nada impede alguém de trocar ou inventar alguma regra para isso, o jogo é bem genérico a fim de ser ágil. No lugar da ficha apenas temos os pontos de sorte que vamos chamar de PdS. Eles vão substituir qualquer atributo, habilidade, perícia ou qualquer outra coisa da que geralmente existem em fichas de personagem, até mesmo pontos de vida. Todo jogador começa com 10 PdS. Antes de começar a jogar todos os jogadores devem contam um pouco sobre seus personagens de como eles são e agem, dessa forma será mais fácil de o narrador fazer o seu trabalho.
Como funciona o jogo: O narrador envia as mensagens contando alguma história e os jogadores enviam mensagens de volta dizendo os atos de seus personagens ( isso é óbvio ) e assim sucessivamente. As mensagens deverão ser enviadas simultâneamente para todos os participantes do jogo para facilitar o andamento e também o entendimento do que se passa na história. ( Existem aparelhos celulares que tem a funcionalidade de mandar SMS para vários destinatários de uma vez só. Se essa funcionalidade não existir em seu aparelho você devera mandar mensagem por mensagem para cada destinatário envolvido com o jogo e não apenas para o mestre ). Algumas vezes o narrador poderá enviar uma mensagem apenas para um dos jogadores a fim de ele saber de algo que só seu personagem devia saber dentro da história.
Testes: Quando houver algum impasse o personagem devera fazer um teste a fim de dar andamento na história. O narrador então enviara uma mensagem dizendo a dificuldade do teste:
Super Fácil, que é representado por " 90... "
Fácil, que é representado por " 70... "
Normal, que é representado por " 50... "
Difícil, que é representado por " 30... "
Super difícil, que é representado por " 10... "Atenção: os 3 pontinhos após o número, servem para identificar que deve ser feito um teste com a dificuldade mencionada. As aspas não fazem parte do código.
O narrador apenas envia a sigla da dificuldade e escreve o que está sendo testado. Logo em seguida o jogador que está sendo testado envia outra mensagem dizendo " OK... " e quando a mensagem chegar, o narrador deverá verificar em que segundo ela chegou, o segundo que estiver marcado será a “parada de dados” do jogador que tem que ser menor do que a dificuldade testada.
Logo que o mestre verificar se houve falha ou êxito ele devera mandar uma mensagem com os segundos que foram sorteados ( deve mandar desse jeito: " ...36 " com os 3 pontos na frente do numero, e sem as aspas... ) e na mesma mensagem o desfecho do resultado.
Pontos de Sorte: Os jogadores podem usar seus pontos de sorte para diminuir a dificuldade do teste em um grau. Para cada ponto gasto diminui-se 1 grau da dificuldade.
Exemplo: Se a dificuldade for Normal 50... Ao usar 1 ponto a dificuldade diminui para Fácil 70... Ou se usar 2 pontos ela diminuirá para Super Fácil 90... E ao usar 3 pontos, como a dificuldade não tem como ser diminuída mais do que 90... então será um êxito de imediato.
O jogador decide quantos pontos ele quer gastar para diminuir a dificuldade quando enviar uma mensagem com OK... mais o número de quantos pontos pretende. Por exemplo, OK...1 para diminuir um grau, OK...2 para diminuir em dois graus, OK...3 para diminuir a dificuldade em três graus.Observação: Nenhum personagem poderá gastar mais de 3 pontos em um teste.
Para recuperar os Pontos de Sorte o personagem devera aumentar a dificuldade dos testes para Super Difícil 90... e se obtiver êxito, ganhará 1 PdS.
Para o jogador exigir um teste com dificuldade aumentada deverá mandar um mensagem com essa sigla: OK...S que o narrador identificará como um teste de sorte.
Os testes com dificuldade 90... ao obter êxito da o direito a 1 PdS.
Combate: Em um combate o jogador deverá mandar uma mensagem dizendo qual ataque está desferindo, contra que alvo e no corpo da mensagem deverá colocar dois números decimais que vão ser comparados com o segundo para decidir quem levará danos: 56/20
Ao escolher os números não se pode repetir os algarismos. E lembre-se que os segundos vão de 00 à 60!
Não se deve fazer assim: 20/20 onde repetiu o 0 e o 2, ou 54/42 onde se repetiu o 4, ou 02/09 onde se repetiu o 0. Não deve haver nenhum número igual, dentre os 4 escolhidos.
Funciona assim:
Paulo manda uma mensagem dizendo que vai atacar o ogro:
" Vou dar um Soco na cara desse ogro, ele me irritou. 56/20 "
Se o segundo parar mais próximo da primeira dezena, ou seja, do número 56, o personagem terá êxito e acerta o soco, mas se parar mais próximo do número 20 quem tomará dano será o jogador. Se houver empate, o narrador deverá se basear no segundo da última mensagem recebida ou mandar uma mensagem dizendo que ninguém tomou dano.
Quem tomar 3 danos perderá o combate!
O jogador poderá usar seus Pontos de Sorte para aumentar suas chances de ataque, para cada ponto ele pode acrescentar mais um decimal ao ataque que ficaria assim 49/56/20 onde 49 e 56 são suas tentativas de se aproximar do número sorteado e 20 é a tentativa do inimigo de se aproximar do número sorteado. ( lembrando: não se podem repetir os números )
O máximo que um personagem pode gastar de PdS em um teste de combate é de 1 ponto, ou seja, só poderá aumentar apenas mais uma dezena.
Experiência: Os jogadores sempre almejam evoluir seus personagens. Depois de jogarem várias vezes o narrador poderá conceder alguma perícia em especial aos jogadores. O narrador deverá perguntar aos jogadores qual ato que seus personagens são melhores. Os jogadores deverão escolher algo especifico como: abrir fechaduras, dirigir um carro, consertar motos e todas as vezes que aparecer algum teste relacionado a perícia, dá direito ao jogador diminuir o dobro de graus gastando apenas 1 ponto. Ao invés de gastar 1 ponto para baixar a dificuldade 90... para 70... ele ira abaixá-la para 50...
Dicas: Relembrando novamente, esse jogo é "simples do simples pelo simples motivo de ser simples", você pode mudar as regras a qualquer momento para poder aproveitá-lo melhor.
Para uma boa conduta cada jogador deverá mandar apenas três mensagens por vez para o mestre e esperar que ele responda para novamente mandar outras três mensagens.
Aconselho usar um celular com teclado QWERT, em minha opinião ele é mais ágil para digitação.
Depois de decidido quem será o narrador e quem será os jogadores, decidam junto o que vão jogar. O narrador em especifico precisará de um celular que ao receber mensagens mostre os segundos de quando a ela chegou. Esses segundos é que vão ser os “dados” que decidiram muitas vezes o rumo da história.
Começando: A ficha do personagem não existe, lembrando que nada impede alguém de trocar ou inventar alguma regra para isso, o jogo é bem genérico a fim de ser ágil. No lugar da ficha apenas temos os pontos de sorte que vamos chamar de PdS. Eles vão substituir qualquer atributo, habilidade, perícia ou qualquer outra coisa da que geralmente existem em fichas de personagem, até mesmo pontos de vida. Todo jogador começa com 10 PdS. Antes de começar a jogar todos os jogadores devem contam um pouco sobre seus personagens de como eles são e agem, dessa forma será mais fácil de o narrador fazer o seu trabalho.
Como funciona o jogo: O narrador envia as mensagens contando alguma história e os jogadores enviam mensagens de volta dizendo os atos de seus personagens ( isso é óbvio ) e assim sucessivamente. As mensagens deverão ser enviadas simultâneamente para todos os participantes do jogo para facilitar o andamento e também o entendimento do que se passa na história. ( Existem aparelhos celulares que tem a funcionalidade de mandar SMS para vários destinatários de uma vez só. Se essa funcionalidade não existir em seu aparelho você devera mandar mensagem por mensagem para cada destinatário envolvido com o jogo e não apenas para o mestre ). Algumas vezes o narrador poderá enviar uma mensagem apenas para um dos jogadores a fim de ele saber de algo que só seu personagem devia saber dentro da história.
Testes: Quando houver algum impasse o personagem devera fazer um teste a fim de dar andamento na história. O narrador então enviara uma mensagem dizendo a dificuldade do teste:
Super Fácil, que é representado por " 90... "
Fácil, que é representado por " 70... "
Normal, que é representado por " 50... "
Difícil, que é representado por " 30... "
Super difícil, que é representado por " 10... "Atenção: os 3 pontinhos após o número, servem para identificar que deve ser feito um teste com a dificuldade mencionada. As aspas não fazem parte do código.
O narrador apenas envia a sigla da dificuldade e escreve o que está sendo testado. Logo em seguida o jogador que está sendo testado envia outra mensagem dizendo " OK... " e quando a mensagem chegar, o narrador deverá verificar em que segundo ela chegou, o segundo que estiver marcado será a “parada de dados” do jogador que tem que ser menor do que a dificuldade testada.
Logo que o mestre verificar se houve falha ou êxito ele devera mandar uma mensagem com os segundos que foram sorteados ( deve mandar desse jeito: " ...36 " com os 3 pontos na frente do numero, e sem as aspas... ) e na mesma mensagem o desfecho do resultado.
Pontos de Sorte: Os jogadores podem usar seus pontos de sorte para diminuir a dificuldade do teste em um grau. Para cada ponto gasto diminui-se 1 grau da dificuldade.
Exemplo: Se a dificuldade for Normal 50... Ao usar 1 ponto a dificuldade diminui para Fácil 70... Ou se usar 2 pontos ela diminuirá para Super Fácil 90... E ao usar 3 pontos, como a dificuldade não tem como ser diminuída mais do que 90... então será um êxito de imediato.
O jogador decide quantos pontos ele quer gastar para diminuir a dificuldade quando enviar uma mensagem com OK... mais o número de quantos pontos pretende. Por exemplo, OK...1 para diminuir um grau, OK...2 para diminuir em dois graus, OK...3 para diminuir a dificuldade em três graus.Observação: Nenhum personagem poderá gastar mais de 3 pontos em um teste.
Para recuperar os Pontos de Sorte o personagem devera aumentar a dificuldade dos testes para Super Difícil 90... e se obtiver êxito, ganhará 1 PdS.
Para o jogador exigir um teste com dificuldade aumentada deverá mandar um mensagem com essa sigla: OK...S que o narrador identificará como um teste de sorte.
Os testes com dificuldade 90... ao obter êxito da o direito a 1 PdS.
Combate: Em um combate o jogador deverá mandar uma mensagem dizendo qual ataque está desferindo, contra que alvo e no corpo da mensagem deverá colocar dois números decimais que vão ser comparados com o segundo para decidir quem levará danos: 56/20
Ao escolher os números não se pode repetir os algarismos. E lembre-se que os segundos vão de 00 à 60!
Não se deve fazer assim: 20/20 onde repetiu o 0 e o 2, ou 54/42 onde se repetiu o 4, ou 02/09 onde se repetiu o 0. Não deve haver nenhum número igual, dentre os 4 escolhidos.
Funciona assim:
Paulo manda uma mensagem dizendo que vai atacar o ogro:
" Vou dar um Soco na cara desse ogro, ele me irritou. 56/20 "
Se o segundo parar mais próximo da primeira dezena, ou seja, do número 56, o personagem terá êxito e acerta o soco, mas se parar mais próximo do número 20 quem tomará dano será o jogador. Se houver empate, o narrador deverá se basear no segundo da última mensagem recebida ou mandar uma mensagem dizendo que ninguém tomou dano.
Quem tomar 3 danos perderá o combate!
O jogador poderá usar seus Pontos de Sorte para aumentar suas chances de ataque, para cada ponto ele pode acrescentar mais um decimal ao ataque que ficaria assim 49/56/20 onde 49 e 56 são suas tentativas de se aproximar do número sorteado e 20 é a tentativa do inimigo de se aproximar do número sorteado. ( lembrando: não se podem repetir os números )
O máximo que um personagem pode gastar de PdS em um teste de combate é de 1 ponto, ou seja, só poderá aumentar apenas mais uma dezena.
Experiência: Os jogadores sempre almejam evoluir seus personagens. Depois de jogarem várias vezes o narrador poderá conceder alguma perícia em especial aos jogadores. O narrador deverá perguntar aos jogadores qual ato que seus personagens são melhores. Os jogadores deverão escolher algo especifico como: abrir fechaduras, dirigir um carro, consertar motos e todas as vezes que aparecer algum teste relacionado a perícia, dá direito ao jogador diminuir o dobro de graus gastando apenas 1 ponto. Ao invés de gastar 1 ponto para baixar a dificuldade 90... para 70... ele ira abaixá-la para 50...
Dicas: Relembrando novamente, esse jogo é "simples do simples pelo simples motivo de ser simples", você pode mudar as regras a qualquer momento para poder aproveitá-lo melhor.
Para uma boa conduta cada jogador deverá mandar apenas três mensagens por vez para o mestre e esperar que ele responda para novamente mandar outras três mensagens.
Aconselho usar um celular com teclado QWERT, em minha opinião ele é mais ágil para digitação.
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