Tokyo aprova lei anti-otaku


No dia 15 de dezembro, na assembléia metropolitana de Tokyo, foi aprovada uma lei que proíbe a venda de mangás para menores de 18 anos com conteúdo classificado como “livros doentios”. Até antes, as leis proibiam a venda de mangás pornográficas para menores de 18 anos, mas agora, os mangás que tem conteúdo como incesto, estupro e outros atos sexuais explicitos não poderão ser vendidos para menores de 18 anos.
A lei entrará em vigor em 2011. Os protestos legais podem começar só em abril, e a lei será implantada completamente em julho de 2011.
Essa lei causou grande confusão entre as mídias no Japão, sendo que as 10 empresas que estavam boicotando a Tokyo Anime Fair continuou com sua grande crítica. Na internet, tal notícia já está resultando em grandes críticas ao governo e Tokyo.
O maior problema dessa lei, é que não podemos prever o que eles irão utilizar como parâmetros, então poderão ver coisas aparentemente sem nenhuma relação com a sexualidade sendo censurada, e isso lembra a censura relacionada aos mangás da Shonen Jump feita pela Apple, que retirou o app para o Ipad por conter violência extrema e momentos adultos.
Caso o governo use um critério tão confuso e preconceituoso quanto o da Apple, com certeza teremos todos os ecchis sendo cortados, e com isso a criatividade dos mangakás serão limitadas para que possam adequar a essa nova lei. Consequentemente, veremos obras como GANTZ sem cenas de nudismo, KissxSis com as duas irmã sendo afastadas, entre outras coisas que irão estragar a qualidade de muitos mangás. Essa pode não ser a parte mais importante de muitas obras, mas pensem como vai ser os mangás quando os autores, em vez de escrever a estória que ele quer, estiver mais preocupado em se adequar as novas regras?
Daqui a pouco, os leitores vão querer migrar para os HQs com estilo mangá, como Turma da Mônica jovem ou Hollow Field, que ao menos terão a vantagem de ter as estórias livres para ser escrito. Assim o Japão irá perder uma de suas principais formas de divulgação cultural. Não devemos esquecer que se não fosse à cultura otaku, isso não seria possível, já que uma das principais forma, que seria o jogo japonês, está perdendo força, e muitas franquias japonesas estão sendo passadas para produtores ocidentais. Não acho que os HQs estilizados sejam ruins, mas a maioria quer continuar a ler mangás japoneses. E não é a mesma coisa ver um anime original e um que os norte americanos tentam copiar.


About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário