PayPal e eBay processam Google por furto de segredos.









Dois executivos são acusados de quebra de contrato e transferência indevida de dados

Google Wallet

Sistema de pagamentos do Google está na mira do eBay (Reprodução)

O site americano de comércio eletrônico eBay e sua subsidiária PayPal, especializada em pagamentos on-line, abriram nesta quinta-feira um processo contra o Google e dois de seus funcionários. De acordo com as empresas, a companhia de buscas teria furtado segredos comerciais relativos a sistemas de cobrança via celular e aplicado essas informações no serviço Google Wallet – recém-lançado. Os dois executivos acusados, Osama Bedier e Stephanie Tilenius, já teriam trabalho no eBay e PayPal, o que pode agravar o teor das acusações.

O processo coloca em destaque a batalha cada vez mais intensa entre empresas que trabalham com sistemas de pagamento via redes. Essas companhias tentam conquistar posições importantes no que vem sendo descrito por especialistas como “uma oportunidade trilionária”. Atualmente, o celular já é visto como a carteira digital do futuro.

O processo do eBay alega que Bedier trabalhou por nove anos para o PayPal. Sua última posição foi a de vice-presidente de plataforma, operações móveis e novos empreendimentos. Ele se transferiu para o Google em 24 de janeiro deste ano. Ele é acusado de "apropriação indébita de segredos comerciais do PayPal ao revelá-los ao Google e grandes grupos de varejo".

Já Tilenius atuou para o eBay de 2001 a outubro de 2009 e foi consultora da companhia até março de 2010. O processo alega que ela passou a trabalhar para o Google em fevereiro de 2010 como vice-presidente de comércio eletrônico. A ação alega ainda que a executiva foi responsável por recrutar Bedier, o que representa violação de seu contrato com o eBay.

O processo também traz a alegação de que Bedier transferiu, a um computador de sua propriedade, versões atualizadas de documentos que mostravam as estratégias do PayPal para pagamentos em celulares. Isso teria ocorrido dias antes dele trocar o PayPal pelo Google. O gigante de buscas não se pronunciou sobre o assunto.


Fonte: Veja

:

About Fred

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário